Queixada ou caititu?



Nestas fotos tiradas pelo Geraldo Kawano na estrada entre Miranda e Corumbá não sei distinguir qual é a espécie, embora ambos sejam da mesma família e muito semelhantes.
Vejam a classificação retirada do site Girafamania:

"A família taiaçuídea (Tayassuidae) pertence à ordem dos artiodáctilos (Artiodactyla) e está incluída na subordem Suiformes. Composta por dois gêneros, Catagonus e Tayassu (sinônimo: Pecari), possui três espécies distintas: o caititu (Tayassu tajacu, Linnaeus, 1758), o queixada (Tayassu pecari, Link, 1795) e o taguá ou porco-do-chaco (Catagonus wagneri, Rusconi, 1930).
Tais espécies de animais são erroneamente chamados de “porcos-do-mato” devido à sua aparente semelhança com os javalis, os quais pertencem a outra família.
Os dois “porcos”, caititu e queixada, são muito parecidos entre si, entretanto várias características anatômicas os tornam diferentes. Também os caititus andam em bandos de 6 a 20 indivíduos, ao passo que as queixadas variam de 50 a 300 indivíduos.
Espécie: caititu – Tayassu tajacu, sinônimo: Pecari tajacu
– O nome popular dessa espécie não deve ser “cateto”, prefira caititu, pois a palavra cateto significa qualquer dos lados adjacentes ao ângulo reto de um triângulo retângulo, segundo o Aurélio. Morfologia: o caititu é menor, possui um colar de pelo branco em volta do pescoço, tem uma crina indo da testa até quase o final do dorso, cujos pelos se eriçam com facilidade.
Espécie: queixada – Tayassu pecari
– O nome popular dessa espécie de porco, “queixada”, origina da palavra queixo, pois ele “range ou bate” os dentes de sua mandíbula. A atitude de bater os dentes do queixada, quando irritado, é uma das causas da sua fama de agressivo. Morfologia: o queixada é maior, possui o queixo branco e não possui um colar de pelo branco em volta do pescoço, observável no caititu. Há também a presença de uma glândula odorífera na região dorsal (no meio das costas).

Notas: As palavras “caititu, caitétu, caitetu” em tupi-guarani significam porco-do-mato, “de dente aguçado”... Ambos são também chamados de “pecaris”, cujo significado é “animal que faz muitos caminhos na mata”... A palavra “tayassu” também de origem indígena, “taía”, significa “animal de dentes afiados, aquele que rói”. Taiaçutuba, nome de uma ilha do Amazonas: de taîasu (porco selvagem, porco do mato) + tyba (ajuntamento, grande número)."
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

1 comentários:

avatar

Queixada ou canela-ruiva é agressivo sim. Se você não subir em uma árvore eles lhe comem.